top of page
cidade pieno.png

Soluções e serviços de

segurança contra incêndio

AVCB / CLCB

Pieno Engenharia

AVCB para prédios Antigos - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

Atualizado: 21 de ago. de 2023

E você tem razão em se preocupar na emissão do seu AVCB, principalmente sabendo que trata-se de um edificação antiga e as normas de segurança vêm passando por diferentes momentos e sendo atualizada constantemente, perdendo apenas para seu Android.



AVCB para prédios antigos (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros)


Sabemos que toda edificação que não seja unifamiliar precisa do AVCB, mas em casos de prédios antigos, como os famosos prédios do centro São Paulo com sua bela arquitetura e fachadas ornamentadas, diga-se de passagem, uma bela obra de arte diferente dos prédios atuais que são grandes caixas quadradas.


Imagine que você mora ou é o responsável pela administração do prédio e logo descobre lendo este artigo que precisa tirar seu AVCB, mas tem em seu caminho um edifício antigo que dificilmente atenderá as solicitações atuais do decreto e das instruções técnicas do Corpo de Bombeiros. E você tem razão em se preocupar, pois as normas de segurança vêm passando por diferentes momentos e sendo atualizada constantemente, perdendo apenas para seu Android.


A preocupação deve existir, mas ela poderá sumir rapidamente lendo este artigo e provavelmente não receberá uma avalanche de informações de possíveis empresas lhe darão para emitir seu AVCB. Informações do tipo, terá de refazer todo o sistema, troque seus esguichos, coloque uma bomba potente, refaça todo o sistema...irei mostrar a seguir as condições mínimas para você fazer uma seleção natural dos profissionais, que de fato, entenda do assunto e chutar para longe os famosos ”aventureiros” do nosso querido e amado AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIRO – AVCB.


Imaginamos um prédio construído em 1973 totalmente residencial, provavelmente no barrilete (tubulação abaixo da caixa de água) deste edifício não haverá um conjunto motor-bomba. O motivo é bem simples, a vazão e a pressão necessária para o sistema de hidrante eram muito menores do que as atuais, assim como os próprios esguichos eram os famosos agulhetas, diferente dos esguichos reguláveis atuais.



LEIA COM ATENÇÃO ESTA OBSERVAÇÃO!


OBS.: SE VOCÊ POSSUI EM SEU PRÉDIO ESGUICHOS DO TIPO JATO SÓLIDO (AGULHETA), NÃO OS TROQUE E SE ALGUM PROFISSIONAL CONTRATATO PARA A RENOVAÇÃO DO SEU AVCB PEDIR, MANDE-O ESTUDAR MAIS SOBRE HIDRÁULICA.


TROCANDO O JATO SÓLIDO PARA O REGULÁVEL VOCÊ ESTÁ MODIFICANDO O CALCULO DO SISTEMA DE HIDRANTE, POIS O SISTEMA É CALCULADO CONSIDERANDO O TIPO DE ESGUICHO. TROCANDO SEU ESGUICHO DE JATO SÓLIDO PARA ESGUICHO REGULÁVEL, VOCÊ DEVERÁ APRESENTAR UM NOVO CÁLCULO PARA O CORPO DE BOMBEIROS, E QUANDO O FAZER, DESCOBRIRÁ QUE POSSÍVELMENTE TERÁ QUE INCLUIR OU TROCAR SUA BOMBA.


QUANDO O BOMBEIRO ABRIR O HIDRANTE PARA TESTE, ELE PRECISA VER UM JATO SÓLIDO DE 10 METROS. COM A MODIFICAÇÃO DO ESGUICHO SEM CONFERÊNCIA NO CALCULO, ELE VERÁ POSSIVELMENTE UMA MANGUEIRA DE JARDIM OU TALVEZ MENOS QUE ISSO, APENAS CHUVISCO DE DOMINGO A TARDE.


AH, LEMBRANDO QUE ESTAMOS FALANDO DE EDIFICAÇÕES EXISTENTES, AS ATUAIS DEVEM SEGUIR CONFORME O DECRETO E UTILIZAR ESGUICHOS REGULÁVEIS.


Agora possivelmente deve-se estar perguntando, onde eu posso consultar as reais necessidades do meu prédio e poder tirar ou renovar meu AVCB sem custos excedentes?


A resposta é mais simples do que parece, no próprio site do Corpo de bombeiros de São Paulo, tem um campo para consulta das instruções técnicas, você poderá baixar e verificar por sí só o que realmente deve ser modificado ou adequado para a emissão ou renovação do seu AVCB.



Mas fica uma dica e o nome dela é:


INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 43/2019 Adaptação às normas de segurança contra incêndio - edificações existentes


É esta instrução que servirá como bússola, lhe dará o norte maravilhoso onde seu AVCB terá o menor custo e com mínimo de adequação possível, mas devo dizer que, o Corpo de Bombeiros passa as necessidades mínimas para segurança.


Devo orientar que antes de investir deve-se saber as reais necessidades da edificação, assim como, entender o grau de risco e o nível de segurança que pretende entregar aos moradores. Eu como profissional especialista em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Emergência, prefiro achar o meio termo, não gastar muito nas adequações e entregar mais do que o mínimo para a minha e a segurança da população do imóvel.


Como depende do ano de construção, característica do imóvel entre outras 45 Instruções técnicas do Corpo de Bombeiros, irei classificar as exigências básicas de adaptações.


Conforme IT nº 43/2019


6.2 As medidas de segurança contra incêndio consideradas como exigências básicas (PARA EMISSÃO DO SEU AVCB) nas edificações com área superior a 750 m² ou altura superior a 12 m, independente da data de construção e da regularização, são:


a. extintores de incêndio;

b. iluminação de emergência;

c. sinalização de emergência;

d. alarme de incêndio;

e. instalações elétricas em conformidade com as normas técnicas;

f. brigada de incêndio;

g. hidrantes;

h. saída de emergência;

i. selagem de shafts e dutos de instalações, para edificações com altura superior a 12 m;

j. controle de material de acabamento e revestimento (CMAR), para as edificações regularizadas anteriormente ao Decreto Estadual nº 46.076/01, no caso das ocupações do Grupo B e Divisões F-1, F-5, F-6, F-10, F-11 e H-2


6.3 As medidas de segurança contra incêndio consideradas como exigências básicas (PARA EMISSÃO DO SEU AVCB) nas edificações com área menor de 750 m² e altura inferior a 12 m, independente da data de construção e da regularização, são:


a. extintores de incêndio;

b. iluminação de emergência, para as edificações acima de dois pavimentos ou locais de reunião de público com mais de 50 pessoas;

c. sinalização de emergência;

d. instalações elétricas em conformidade com as normas técnicas;

e. saídas de emergência;

f. brigada de incêndio;

g. controle de material de acabamento e revestimento (CMAR), para as edificações regularizadas anteriormente ao Decreto Estadual nº 46.076/01, no caso das ocupações do Grupo B e Divisões F-1, F-5, F-6, F-11 e H-2



Quer mais informações? Entre em contato e deixe sua mensagem será um prazer!


3.736 visualizações3 comentários

3 Comments


Veronica Brito
Veronica Brito
Dec 19, 2021

O condomínio onde moro não consegue renovar o avbc que é de 1980, porque o corpo de bombeiros não tem mais a planta de incêndio e pânico, e nós também não, então pediram para fazer uma planta nova e os custos são altíssimos para adequação.

Like

Leonardo do Carmo
Leonardo do Carmo
Mar 24, 2021

Muito bom, obrigado

Like

Bianca Sampaio
Bianca Sampaio
Mar 16, 2021

Muito bom, já passei por isso.

Like
bottom of page