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AVCB / CLCB

Pieno Engenharia

Como captar meus primeiros clientes e emitir o AVCB

Entenda as etapas necessárias para a captação dos seus primeiros clientes e poder enfim começar a emissão do AVCB e faturar com à atividade.



Validando a ideia de ser seu próprio chefe


O início para muitos engenheiros que querem mais do que o seu salário fixo é uma tarefa difícil e muito complicada. Vamos imaginar que você teve a brilhante ideia de ser seu próprio chefe, retirou o teto salarial sobre sua cabeça e começou a vislumbrar o mundo onde a possibilidade de lucrar 10 VEZES que sua atual receita é real.


Falando desta forma, parece um mundo perfeito digno das histórias com finais felizes de telenovelas, mas posso te afirmar que é possível como a ideia foi validade por muitos profissionais na área inclusive por mim.


Este Blog irá descrever a trajetória para retenção de clientes e principalmente onde estão os seus primeiros clientes, aqueles que pagarão suas contas e lhe dará o necessário para focar sua atenção para tarefas de captação e retenção de novos clientes, resumindo, focar no crescimento da sua empresa.



Do início ao nicho de AVCB


A primeira atividade que deve colocar em prática é descobrir o seu nicho de atuação, saber onde quer ter sucesso e principalmente, descobrir onde você tem facilidade de ter sucesso. Vou explicar melhor, o sucesso da sua empresa será validado nas atividades onde você possui facilidade de passar horas falando sobre o assunto. É uma receita bem simples de entender, para ser autoridade em uma determinada atividade você precisa de muitas horas de estudos, conhecimentos práticos e treino, mas cuidado com a escolha. Pense no seu mercado por um momento, veja o quanto ele é aberto ou restrito, veja quem irá te contratar e principalmente identifique onde estão estes clientes.


Vou dar alguns exemplos e descrever por que escolhemos o AVCB como à atividade CHEFE da empresa, o por que de sermos reconhecidos como autoridade nesta atividade (AVCB).

Existem dois tipos de clientes, sendo:


Empresa para cliente final - Você é a empresa e seu cliente é o consumidor final, o cliente que te contratou é o consumidor final da sua solução ou serviço. Em linhas gerais o seu serviço não será utilizado por outra empresa para gerar receita, entenda que consumidor final é aquele que faz uso do seu serviço, o famoso B2C.


Exemplo: Você foi contratado para elaborar um projeto para um comerciante da sua cidade, ou tirar um AVCB de uma loja ou galpão.


Empresa para Empresa - Você é a empresa e seu cliente é uma outra empresa que vende algum serviço onde ele precisa de você para atuar com o cliente final. De forma simples, imagine que você tem habilidade elaborar projetos de estruturas, e seus clientes são os B2C, consumidores finais. Você pretende aumentar a receita da empresa mas identificou que o mercado esta restrito e muito competitivo, mas precisa aumentar sua receita o que você faz?

O famoso B2B, você procura empresas que gerenciadoras de carteira grandes e que terceirizam atividades, empresas de Varejo por exemplo, possui está estratégia. Uma grande empresa de engenharia ganha o contrato de gerenciar uma rede, logo esta rede atende todo o Brasil, a solução para atender com eficiência é gerenciar pequenos escritórios locais para elaborar as atividades fim.


A pergunta é, as lojas, marcas, redes bancárias, postos combustível, tudo e qualquer rede ou franquia da sua cidade, quem esta atendendo esta demanda?


Posso afirmar para você que, para cada Cidade ou Município, existem pelo menos 100 profissionais por empresa atuando em diversas linhas, como aprovação de projetos, AVCB, Projetos executivo, Projeto Legal, levantamento cadastral...entre muitas outras. O trabalho de abertura de uma nova loja é multidisciplinar com possibilidades infinitas de linhas de atuação.


Esta querendo saber como eu sei disto?


Eu contratei mais 600 profissionais para elaborar e aprovar projetos em quase todos os estados do Brasil, desde de redes bancárias, redes food e pharma.


A sacada está aqui, não pense apenas no cliente final, pense em empresas que possuem grandes demandas e necessitam terceirizar esta atividade. O cadastramento nestas empresas muitas das vezes acontece de forma simples, pelo próprio site. Assim que efetua o cadastro um profissional entra em contato com você por e-mail e envia uma planilha de excel com todos as atividades que a rede precisa, basta você preencher onde você atua e o valor para a atividade.


E uma dica por experiência própria, preencher com valores muito baixo dá a entender que é novato e não conhece a atividade e que irá trazer problemas para os gestores. Preencher com valores muito alto, logo não será contratado. O valor da atividade é uma forma de seleção natural das empresas, pesquise bem, converse com outros profissionais para não queimar cartucho.


Nossa atuação em AVCB foi pensando neste dois tipos de clientes, a licença AVCB é obrigatória para qualquer atividade exceto para residências unifamiliares e a licença deve ser renovada e gerenciada. Trata-se de uma atividade recorrente na vida de uma empresa por exemplo, diferente de projetos específicos que após a sua atuação o cliente não precisará mais de você e terá que encontrar outro cliente para manter a saúde financeira da sua empresa.



Agora que você sabe quem são e onde estão os clientes, vamos captura-los


Para captação de clientes, sendo eles B2B ou B2C você vai precisar de algumas ferramentas essenciais.


1º - Precisa abrir uma empresa, acredito que óbvio deve ser dito;

2º - Tenha um site e páginas nas redes sociais;

3º - Prepare um portfólio e não minta nele, ninguém quer saber quantos clientes você atendeu e sim o nível de conhecimento do seu trabalho;

4º - Estude muito sobre Marketing, essa dica fez a Pieno Engenharia se destacar no mercado mesmo quando não tínhamos clientes e capital para investir em profissionais de marketing.


Passo à passo para captar os primeiros clientes


1 - Contrate um empresa para criar um site ou crie você mesmo em plataformas como WIX, este site foi criado por mim de forma simples e objetiva. Alguns profissionais irão dizer que sites em plataformas como esta possuí código sujo e dificulta a leitura do algoritmo do Google. E vou dizer que é verdade, mas pense que você não é uma empresa de e-commerce. Sua atividade é específica e com baixa concorrência, para negócios em engenharia estas plataformas são muito bem vindas.


2 - Procure entender o significado de tráfego pago e tráfego orgânico, o tráfego pago é aquele onde você monta campanhas pagas nas pesquisas do Google para aparecer entre os primeiros da página e o tráfego orgânico é aquele que você aparece na primeira página sem pagar por estar lá, bastando ter relevância no conteúdo do seu site com a palavra pesquisada no Google. O objetivo do seu site deve ser definido agora.


Atualmente utilizamos dois sites.

  1. 1° site - Utilizado para tráfego orgânico, o site onde esta lendo este blog neste momento. Este site foi criado para dar relevância nas pesquisa de palavra chave AVCB, atualmente recebemos pedidos de orçamento diário sem precisar pagar um real se quer. Conseguimos fazer isso sem precisar pagar um profissional, mas foi doloroso e doado meses de estudos para entender como o algoritmo do Google funciona. Para entender melhor, faça uma pesquisa no Google neste momento e escreva exatamente as palavras AVCB Engenharia, nosso site estará na primeira pagina de forma gratuita. Para isso, uns dos muitos métodos utilizados além de tags, entre outras configurações de SEO nos atribuímos o Blog em nosso site para dar relevância.

  2. 2º site - Utilizado apenas para tráfego pago, as famosas Landing page, trata-se de uma página muito leve e objetiva atrelado a uma campanha bem otimizada elaborada por nós com gatilhos mentais. Conforme mencionamos anteriormente, é necessário doar meses de conhecimento para obter resultado, estudar muito para estar entre os primeiros e pagar menos que a concorrência pelo o mesmo anúncio. Procure vídeos de campanhas no Google ADS, para não gastar dinheiro e captar clientes errados e principalmente, negative as palavras certas, você irá entender quando começar a estudar.

3 - Crie e gerencie as redes sociais da sua empresa, lembre-se que você precisa ser reconhecido como autoridade no assunto e principalmente, pessoas gostam de seguir pessoas e não produtos. Utilize sua imagem nas redes sociais, fale sobre o seu produto, apareça nas fotos e não se preocupe em postar um trabalho realizado. Se não captou clientes ainda, comece com postagens de dicas sobre sua atividade, você entende bem do assunto será uma tarefa fácil para você. Uma dica que temos para você é, tenha consistência e não mire em seguidores. Aos poucos você irá aumentar os seus seguidores e quando isso acontece a consistência das postagem é o fator de sucesso, assim que alguém começa a seguir você ele naturalmente espera a sua postagem diariamente, então não se preocupe neste momento com quantidade e sim com a consistência.


4 - Elabore um mapa das atividades necessárias da sua empresa, desde o primeiro contato até a entrega do serviço realizado. Muitas empresas não possuem o cuidado de encantar os seus clientes, pense por um minuto como cliente. Vamos imaginar que precisa contratar um serviço de alto valor atribuído que é o caso de engenharia.


Qual o tratamento você gostaria de receber por um serviço de R$ 5.000,00 reais?


Elabore uma linha de atendimento e crie uma cultura de gestão, mesmo que a empresa seja apenas você. Equilibre o valor atribuído dos seus serviço com o seu atendimento e atenção, cuide do seu cliente pensando não apenas em receber pela atividade mas receber pelas as indicações que ele pode oferecer. Trabalhos com altos valores atribuídos requer altos padrões de atendimento, fidelizar um cliente é tão importante quanto captar um. Ter um cliente recorrente e satisfeito é o segredo de ser perpetuar no mercado.


5 - E por último comece, apenas comece! Não espere o momento perfeito ou pagina perfeita, apenas comece. Não existe o momento perfeito, isso é ilusório. O momento perfeito será aquele que decidiu apenas começar. E se no momento você não possui confiança para tratar diretamente com o seu cliente, busque parcerias, divida seus lucros até ter a confiança que precisa. Posso afirmar para você que bastará 3 clientes para descobrir um mundo novo, onde fazer dinheiro é muito mais fácil do que imaginava.


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1 Comment


Bianca Sampaio
Bianca Sampaio
Apr 07, 2021

Nossa conteúdo muito bom. Ótimas dicas.

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